Sistema de gestão de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho
O SGQAS é uma ferramenta fundamental para assegurar o cumprimento das obrigações de conformidade legais aplicáveis e o alcance dos objetivos da EEM.
A EEM implementou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), em conformidade com o referencial normativo NP EN ISO 14001 (APCER), em todos os seus setores de atividade, em 2011, no âmbito do Plano de Promoção de Desempenho Ambiental, tendo obtido o Certificado Ambiental, em 2012, para a ilha da Madeira.
Em 2015, procedeu à extensão do âmbito da certificação aos serviços na ilha do Porto Santo, tendo efetuado a transição para a ISO 14001:2015 desde julho de 2018, em ambas as ilhas. Mais recentemente, renovou a mesma Certificação Ambiental, válida até 2024.
Em outubro de 2021, foi também obtida a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho de acordo com o referencial normativo, NP ISO 45001:2019, em todos os setores de atividade da EEM.
A EEM considera relevante a manutenção dos Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho (SGQAS), uma vez que se tratam de instrumentos cuja pertinência, adequação e eficácia tem vindo a permitir à Organização a implementação de Estratégias sob um modelo de governance assente na Sustentabilidade, permitindo atuar de forma proactiva no uso eficiente de recursos, na redução de custos económicos e ambientais, procurando, ao máximo, a fiabilidade, a segurança e a melhoria do sistema elétrico fornecido, tendo em conta as expectativas das parte interessadas.
A implementação e o respetivo reconhecimento de sistemas de gestão é um dos desígnios internos da EEM, garantindo uma monitorização permanente e um elevado padrão de excelência nos serviços prestados.
Na tabela abaixo, identificamos todas as certificações obtidas e mantidas durante o ano 2022, por parte da EEM.
