Porto Santo Sustentável - Smart Fossil Free Island

Porto Santo está a mudar. A sustentabilidade ambiental, económica e social da ilha, aproxima-se rapidamente. Será uma ilha sem combustíveis fósseis e com emissões de CO2 quase nulas.
Um projeto assente nas energias renováveis, eficiência energética, mobilidade elétrica e redes inteligentes. Desenvolvido pelo Governo Regional da Madeira, pela Empresa de Eletricidade da Madeira e pela Agência Regional da Energia e Ambiente.
Criado a pensar no aumento da qualidade de vida dos habitantes da ilha e daqueles que a visitam. Um projeto capaz de gerar novas oportunidades para a economia local, criar emprego para a população residente, reduzir as dependências externas e valorizar os recursos naturais.
Porto Santo Sustentável dá prioridade a seis áreas de intervenção distintas, ligadas entre si:
- Identidade Histórica e Cultural;
- Ambiente e Recursos Naturais;
- Inovação e Economia Local;
- Turismo Sustentável;
- Energia Sustentável;
- Mobilidade Sustentável.
Estas duas últimas áreas representam os pilares fundamentais de todo o projeto e assentam no desenvolvimento de um sistema elétrico inteligente, que já está em execução no terreno. O sistema eléctrico inteligente é a base da revolução tecnológica da Smart Fossil Free Island.
Serão instalados contadores inteligentes nas habitações e negócios da ilha. Eles são um elo de ligação entre os utilizadores e a rede, permitindo obter informação de faturação real de consumos, registos de ocorrências na rede, serviços de alteração de potência contratada à distância, suporte à auto produção, entre outras vantagens.
Já estão em circulação 20 viaturas elétricas, distribuídas por particulares, instituições e empresas, encontrando-se instalada uma rede de carregamento inteligente. Estão a ser intervencionados 77 postos de transformação e serão sensorizados 10 armários de distribuição. Encontram-se já criados dois centros: um de Dados e outro de Telecomunicações.
O Centro de Despacho e Condução, localizado na ilha da Madeira, foi atualizado de forma gerir e controlar os dados informáticas e comunicações. Dispondo de redundâncias que garantem o contínuo funcionamento de todos os equipamentos.
Mas a Smart Fossil Free Island vai ter muitas mais novidades. Como a intervenção na iluminação pública, o recurso à telegestão vai aumentar de forma significativa a eficiência energética, com poupanças superiores a 50%, assegurando a iluminação quando e onde é precisa. Vai ter mais quilómetros de ciclovia.
Porto Santo está a mudar e já nada o pode parar. Sejam bem-vindos a Porto Santo Sustentável - Smart Fossil Free Island. Naturalmente.
Assista ao vídeo de apresentação do projeto.
Publicado em 21/01/2019 16:47.