spinner

Por favor aguarde

  logo
PT | UK
EEM Online
entrar
registar
icon
EEM Online
×
Utilizador Registado
banner
.
Ainda não é cliente EEM Online? Adira a esta loja virtual aberta só para si 24h por dia e comprove as suas vantagens.
print
  1. Início
  2. EEM
  3. Projetos Recentes/Em Curso
  4. Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV

Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV 

A atual Subestação dos Prazeres, construída no ano de 1987, resultado da ampliação de um posto de transformação existente, encontra-se num estado de obsolescência, incompatível com os atuais padrões de qualidade exigíveis a uma instalação daquela natureza. Em face desta situação, a construção de uma nova subestação constitui um investimento indispensável que permitirá melhorar, de forma significativa, os índices de qualidade de serviço daquela área de rede.

SubestaçãoPrazeres

Esta intervenção encontra-se prevista no Plano de Investimentos da EEM desde 2007, tendo sofrido diversos adiamentos, motivados pela conjuntura económico-financeira adversa que fustigou a Região Autónoma da Madeira, tendo a EEM decidido adiar este projeto em detrimento de outros mais urgentes e críticos. Ultrapassada em fase, foi lançado no dia 13 de fevereiro de 2014 um procedimento concursal tendente à adjudicação da Construção e Montagem da Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV, tendo o mesmo culminado no dia 15 de dezembro de 2014 com a assinatura do contrato com a SIEMENS, S.A., que apresentou a melhor solução técnico-económica, de acordo com os critérios do Caderno de Encargos.

A nova Subestação dos Prazeres será construída junto ao atual Posto de Corte a 30 kV do Lombo da Velha. Esta subestação será do tipo interior, constituída por um edifício de comando, com uma cela de transformador de potência anexa, com entradas e saídas subterrâneas, sendo que todos os equipamentos elétricos de MT e BT, proteção, comando e controlo serão instalados no interior do referido edifício. Esta instalação será composta por dois escalões de tensão, um a 30 kV, constituído por um quadro do tipo GIS (Gas Insulated Swichgear) com 4 celas modulares, e outro a 6,6 kV, também do tipo GIS, com 11 celas modulares. Está também prevista a instalação de um moderno Sistema de Proteção, Comando e Controlo, bem como de Serviços Auxiliares.

O atual projeto obedeceu a critérios de respeito pelo ambiente, nomeadamente uma adequada integração arquitetónica e paisagística, bem como o cumprimento da totalidade dos requisitos ambientais exigidos a uma instalação desta natureza, designadamente: requisitos naturais de eficiência energética do edifício da subestação, condicionamento acústico de modo a atenuar fortemente o impacto do ruido provocado pela instalação nas populações vizinhas, monitorização permanente do gás de hexafluoreto de enxofre (SF6), utilizado nos equipamentos de MT e tratamento e recolha de resíduos sólidos produzidos na instalação.

EsquemaPrazeres

AlçadoSudoesteCom um investimento estimado em 1.500.000€ e uma data de entrada em serviço prevista para o último trimestre de 2015, a nova Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV, permitirá melhorar a qualidade de serviço prestado pela EEM a todos os clientes daquela área de rede.

 

Publicado em 30/08/2017 10:03.

Conteúdo não disponível

Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

 
Contactos

Serviço de Apoio ao Cliente (Linha gratuita)

Linha EEM 800 221 187

Todos os dias, das 08h00 às 00h00.

Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

 

Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
9064-501 Funchal
Madeira Portugal

 

Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)

Linha EEM 800 221 187

Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

 

 
 
© Copyright 2017 - ELECTRICIDADE DA MADEIRA. Todos os direitos reservados.